A História da Metodologia Seis Sigma
A metodologia foi iniciada pelos americanos e depois levada para o Japão.
A GE utilizou a ferramenta a partir de 1990 quando a GE precisava de melhorias.
Jack Welch, implantou a metodologia na GE em 1997. Após a implantação do Seis Sigma ele anunciou o maior faturamento dos 105 anos da empresa.
O Seis Sigma é um dos elementos da Qualidade Total (GQT).
É uma estratégia gerencial para desenvolver mudanças nas organizações, com o objetivo da melhoria dos processos, produtos e serviços.
É uma metodologia quantitativa de medir esforços da qualidade e comunicar o progresso para as partes interessadas.
De onde surgiu?
R: Na década de 80 quando a Motorola queria aumentar a competitividade.
Como chegar lá?
R: Visão estratégica da organização em conjunto com a qualidade.
O princípio da ferramenta é o de reduzir de forma contínua a variação nos processos, eliminando defeitos ou falhas nos produtos e serviços.
É uma ferramenta de gestão com resultados a médio e longo prazo.
O projeto segue duas metodologias de Edwards Deming, o PDCA (Plain, Do, Check e Action) e a metodologia DMAIC.
Fonte: ACN Assessoria Ltda. Adherbal Caminada Netto - USP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e opine sobre este assunto: