terça-feira, 12 de abril de 2011

Gestão da Produção da Informação


Para garantir a gestão da produção da informação deve-se conhecer cada processo do sistema hospitalar, monitorar os processos e os resultados assistenciais, sendo importante que as informações sejam atuais e confiáveis.
Segundo Novaes, nos últimos anos além da efetividade e eficiência nas organizações, existe a questão de segurança do paciente e a identificação dos eventos adversos que passa a ser essencial nos serviços de saúde.
Os indicadores nas organizações de saúde se apresentam em grande número, normalmente são analisados internamente e é realizado o benchmarking para melhoria dos procedimentos e melhoria dos dados. 
No Brasil os modelos de avaliação dos indicadores na sáude são discutidos pelo Programa CQH e o SIPAGEH, entre outras instituições.
Novaes, refere que o prontuário antes chamado de prontuário médico, agora é chamado de prontuário do paciente e um dos documentos mais importantes do prontuário é o resumo de alta que pode ser utilizado para análise clínica, administrativa, fincanceira e para a pesquisa.
Os indicadores utilizados na avaliação do desempenho hospitalar são construídos através do censo hospitalar, como a taxa de ocupação, média de permanência, índice de rotatividade, taxa de mortalidade hospitalar e institucional. Para tanto, a qualidade dos dados e os cuidados na análise são essenciais para a apoio a tomada de decisão e que contribua para a qualidade da assistência.
 

Referência:

Novaes, Hillegonda Maria Dutilh; Schout Denise. Do registro ao indicador : gestão da produção da informação asistencial nos hospitais. Ciência e Saúde Coletiva, vol 12, n º 4. Rio de Janeiro, Jul/Ago. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e opine sobre este assunto: