segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013


COMO OS LÍDERES PENSAM: SOLUÇÃO DE PROBLEMAS E CRIATIVIDADE IMPORTAM?

 
Como fazem os gestores, os supervisores ou os dirigentes políticos quando tentam resolver problemas?
Solucionar problemas é algo que os líderes, em qualquer que seja o nível, são requeridos a fazer. Liderança, está em influenciar os outros para entender quais são as necessidades de melhoria e como fazê-las para alcançar o bem comum.
Se os líderes não puderem identificar os problemas organizacionais significantes e formular soluções, todo o planejamento, bem como, toda persuasão no mundo não são de grande valia. A habilidade de solucionar problemas é aquela mais comum e fundamental que os líderes devem regularmente usar em sua posição organizacional. 
Mas, que tipos de problemas os líderes são requeridos a resolver? Os problemas que os líderes usualmente se deparam são altamente complexos.
O desempenho dos líderes depende, especificamente, das habilidades dos mesmos para solucionar problemas, de suas habilidades de julgamentos sociais e de seu conhecimento, as quais, todas, influenciam a eficiência e a eficácia dos líderes.
Concluindo, quando os líderes são solicitados a solucionar desafios, eles devem ajudar seus liderados a gerarem alguma coisa nova.
Assim, as fontes cognitivas da liderança suportam a noção de que os líderes, em muitas situações, enfrentam problemas que requerem geração de soluções criativas e avaliação das ideias de outras pessoas.

Referência: José Aparecido da Silva - Professor da disciplina de Liderança Total da Escola Politécnica da USP - SP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e opine sobre este assunto: