terça-feira, 30 de julho de 2013

Eficiência e Eficácia

Eficiência

A eficiência diz respeito à forma e ao meio utilizados na realização de uma atividade, que é tanto mais eficiente quanto menores forem os recursos (matérias-primas, pessoas, dinheiro e tempo).
Um serviço eficiente é oferecer ao seu cliente um atendimento de excelência, com nenhum ou o mínimo possível de erros durante o processo. Para isso é necessário não apenas uma qualidade técnica do profissional em questão, mas um gerenciamento de todas as etapas do atendimento desde marcação da consulta, o momento em que o cliente chega ao seu consultório/clínica, atendimento e pós-atendimento.

Eficácia       
Reflete na qualidade e adaptabilidade dos produtos e serviços, visando às expectativas do cliente.
A eficácia mede o grau de satisfação e o alcance dos objetivos, utilizando todos os seus recursos de forma racional, não os desperdiçando. Quanto mais eficaz for uma tarefa, maior o nível dos resultados e maior a satisfação.
 
A Satisfação dos Clientes                     

A satisfação dos clientes é a forma da empresa se manter no mercado através da conquista e da fidelização. A satisfação do cliente é alcançada quando a empresa fornece produtos e serviços de qualidade.
Se o desempenho atende às expectativas, o comprador fica satisfeito. Se excede as expectativas, ele fica encantado.

“A satisfação do cliente começa com a alta administração, servindo de modelo, falando, ouvindo, respondendo, respeitando, criando e vivendo o ambiente e deixando a porta aberta para todos os funcionários em todos os momentos” (DESANTNICK, 1995, p. 3).

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