quinta-feira, 22 de agosto de 2013

A Liderança é nata ou adquirida?


 
A liderança é complexa e individual, existem muitas definições que apresentam o tema como se fosse algo fácil de exercer.

Algumas características podem ser utilizadas para se tornar um líder, como por exemplo, demonstrar sabedoria no caos, ter visão e elevar a autoestima das pessoas.

Os grandes líderes são aqueles que conseguem entender os níveis elevados do espírito, como, liberdade, amor e valor espiritual.

Em contrapartida a equipe de liderados deve estar motivada e treinada para alcançar os resultados esperados pela organização, assim como o ambiente precisa ser propício.

·         Liderar é abrir caminho para o desenvolvimento da equipe.

·        Liderar é fazer com que a equipe tenha uma clara visão do futuro e desafiá-la a alcançá-lo.

·        Capacidade de influenciar pessoas, de modificar situações e de transformar realidades.

·        Existem pessoas que já têm o perfil de liderança, mas ela pode ser adquirida também, com treinamento e desenvolvimento que podem ser oferecidos pela organização.

Na enfermagem a liderança é muito importante, pois sempre há uma equipe para liderar na prestação da assistência. No exercício desta liderança existem as características de organização, delegação, treinamento e desenvolvimento.


Concluindo, existem pessoas que já possuem características que facilitam a liderança, desta forma, ela pode ser nata, por exemplo, pessoas com carisma. Pessoas carismáticas possuem seguidores de forma natural, porém a grande maioria das pessoas pode melhorar a sua liderança ou adquiri-la com o desenvolvimento da inteligência emocional, do espírito e dos relacionamentos interpessoais.  

 Referências:

1.  A Alma da Liderança. HSM Management, 33 de julho-agosto de 2002.
2.  A Liderança na Visão de Enfermeiros Líderes. Enfermagem Global. 2013, nº 30.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e opine sobre este assunto: